Boletim Paroquial

O Turquelense 1954/11 Nº003 Novembro

Mário Ferreira
Mário Ferreira
Turquelense, cidadão do mundo

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Sinopse

Esta edição dedica a maior parte do seu espaço ao “rescaldo” dos dois eventos marcantes do mês anterior: O cortejo de oferendas anual e a inauguração da “nova” igreja.

Eletricidade

Estamos em novembro de 1954, a luz elétrica ainda não tinha chegado à freguesia de Turquel. Uma pequena caixa com o título “eletricidade”, deu conta do ponto de situação desse tão desejado empreendimento, e enfaticamente interrogava-se o autor, quando poderia Turquel gozar desse melhoramento.  Porventura os postes “semeados” ao longo do caminho, seriam uma consoladora esperança. O estudo e o orçamento já estariam feitos há alguns meses e o valor da obra iria custar 180 contos. O estado comparticiparia com quarenta por cento, 72 contos,  o restante seria custeado pela câmara municipal que se encarregaria de “pedir ao povo de Turquel” o seu contributo.

 

 

Batismos, casamentos e óbitos

Nota ainda, para os tradicionais anuncios de batismos, óbitos  e casamentos (sem ocorrências este mês), que teriam porventura acontecido entre o fecho da edição do mês anterior e a do mês corrente.  A divulgação mensal de todos os nomes de turquelenses dentro destas categorias passariam a ser uma das imagem de marca do boletim, através das rúbricas “Novos filhos de Deus”, “Deram contas a Deus” e “Mais familias cristãs”, esta ultima referente às celebrações dos matrimónios.