O Novo Turquelense 1974

Maio - Dezembro

ADEPART 2020 - 2022

O recomeço do boletim paroquial 1 mês após a revolução de 25 de Abril de 1974. Oito edições apenas com inicio em Maio de 1974 e termo em Dezembro do mesmo ano.

Coordenação/contactos

Mário Rui

A Coleção

KPIs/indicadores de execução

Nº total da coleção (jornais editados) = 8

Jornais recuperados = 8

Numero de edições recuperadas
100%
Numero de edições digitalizadas e publicadas online
100%

Apresentação

Um recomeço do boletim paroquial levado a cabo por um grupo de turquelenses, na maioria jovens, animados pelos novos ventos da história, um mundo novo que a aurora da revolução dos cravos lhes proporcionava. Propõem-se editar um jornal paroquial, que ao contrário do anterior formato “O Turquelense” editado entre os anos 1954 e 1972 que se limitava aos assuntos culturais e religiosos, o novo, “Novo Turquelense” iria debruçar-se também sobre temas sociais e políticos.

Escrevia-se na 1ª edição, sobre tempos de esperança, mudança e um alargamento de horizontes com conquista de novos direitos e assumir de novas responsabilidades.

Foram editados 8 números deste novo formato durante o ano de 1974, com a última edição, a do mês de dezembro  a encerrar o projeto, na sequência de divergências com o pároco da altura o Sr. Padre Rui Ferreira. As convulsões de uma revolução em crescendo num período extraordinário de Portugal e Turquel, ditaram o destino deste jovem jornal que iria dar lugar a um outro, porventura mais ambicioso que se iniciaria em Janeiro de 1975 – O União.

Turquel e o 25 de Abril de 1974

Um reinício do boletim paroquial mensal, rebatizado de “O Novo Turquelense” após 2 anos de interrupção de “O Turquelense” seu antecessor. Uma coleção importante para perceber os primeiros meses de uma revolução vivida numa pequena aldeia/freguesia do litoral de Portugal.

O despontar do novo regime, a tão desejada liberdade, magistralmente registada e refletida na linha editorial e temas presentes em cada mês de um novo boletim, que encerrava em si mesmo a esperança de desenvolvimento e modernidade ansiada pelas novas gerações.

Um jornal de referência para perceber história de Turquel desse período, e as repercussões que poderá ter tido para as décadas seguintes, nomeadamente os sucessivos avanços e recuos de uma comunidade rural conservadora, relativamente às aspirações dos mais novos, que desejavam e se propunham empreender mudanças.

A história de Turquel e o 25 de Abril.

Metodologia

Sendo uma coleção relativamente pequena não foi dificil à Adepart através do projeto Memórias de Turquel 2020 – 2022 que tem como objetivo a identificação e preservação urgente do património material e imaterial turquelense ainda recuperável, reunir todos os exemplares.

Os documentos originais foram catalogados, tratados digitalmente, guardados e divulgados nesta página web (página provisória). 

Posteriormente serão depositados em endereço web final definitivo e guardados em servidor seguro, repositório final de todo o património imaterial de Turquel.

Um agradecimento especial a todos os turquelenses que cederam temporáriamente os exemplares agora fotografados e disponibilizados para usufruto público.

Todos os documentos doados pelos seus atuais titulares à comunidade turquelense, ficarão depositados nas instalações do projeto, no Casal da Lagoa (antiga escola) onde podem ser publicamente consultados na futura sala de arquivo histórico – biblioteca de documentos antigos – de Turquel

Todo o património digital ficará à guarda da ADEPART, sendo esta responsável pela sua gestão, dinamização e partilha pública. 

A actividade da ADEPART é realizada por voluntários a titulo gracioso, dentro de um espírito de missão e serviço público.

Adepart, 22/05/2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp