Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
Sinopse
Esta edição dedica a maior parte do seu espaço ao “rescaldo” dos dois eventos marcantes do mês anterior: O cortejo de oferendas anual e a inauguração da “nova” igreja.
Eletricidade
Estamos em novembro de 1954, a luz elétrica ainda não tinha chegado à freguesia de Turquel. Uma pequena caixa com o título “eletricidade”, deu conta do ponto de situação desse tão desejado empreendimento, e enfaticamente interrogava-se o autor, quando poderia Turquel gozar desse melhoramento. Porventura os postes “semeados” ao longo do caminho, seriam uma consoladora esperança. O estudo e o orçamento já estariam feitos há alguns meses e o valor da obra iria custar 180 contos. O estado comparticiparia com quarenta por cento, 72 contos, o restante seria custeado pela câmara municipal que se encarregaria de “pedir ao povo de Turquel” o seu contributo.
Batismos, casamentos e óbitos
Nota ainda, para os tradicionais anuncios de batismos, óbitos e casamentos (sem ocorrências este mês), que teriam porventura acontecido entre o fecho da edição do mês anterior e a do mês corrente. A divulgação mensal de todos os nomes de turquelenses dentro destas categorias passariam a ser uma das imagem de marca do boletim, através das rúbricas “Novos filhos de Deus”, “Deram contas a Deus” e “Mais familias cristãs”, esta ultima referente às celebrações dos matrimónios.
- cortejodeoferendas, igrejamatriz, luzeletrica